Por que se tornar um desenvolvedor em forma T?

Você já deve ter ouvido falar em desenvolvedor frontend, backend, especialista e até full stack, mas você conhece um desenvolvedor T?

Tradicionalmente, as organizações preferem os desenvolvedores em forma de I: um pequeno especialista aprimorado em um campo profissional muito específico e profundo.

Esses desenvolvedores são chamados de desenvolvedores em forma de I e, embora sejam especialistas em seu campo de especialização e muito eficientes, têm um problema: tudo fora do seu campo de atuação é terra de ninguém. Os desenvolvedores de back-end não sabem como executar UX / UI corretamente e os desenvolvedores de front-end não podem resolver problemas de implantação. Todo desenvolvedor tem habilidades muito limitadas.

O “T” de profissional T não é à toa – diz respeito ao uso da letra “T” que está relacionado a um formato que explica qual conjunto de habilidades os profissionais devem desenvolver. O eixo horizontal é a habilidade mais geral, e o eixo vertical é a habilidade da pessoa com conhecimento profissional. Em suma, as habilidades em forma de T são: especialistas e multidisciplinares.

A pessoa T é reconhecido/a nas empresas como um/a profissional que consegue atuar em diferentes projetos, trabalhar com diversas equipes e entregar resultados excelentes, criativos e inovadores. Em uma equipe de trabalho, podemos facilmente identificar profissionais com hard skills, soft skills e um grupo de pessoas que “sabem tudo”.

Mas por que me tornar um desenvolvedor T?

Existem muitos benefícios em ser um desenvolvedor multi-qualificado:

  • Desenvolvedor mais completo: Os desenvolvedores em forma de T tem uma especialidade, mas se sentem confortáveis fazendo outras tarefas além do seu escopo.
  • Pode ajudar em qualquer lugar: Podendo contribuir em todas as partes de um projeto. Você pode ter uma pequena equipe em que cada membro pode cobrir uma ampla gama de habilidades.
  • Compreende outros desenvolvedores: Como os desenvolvedores têm um amplo conjunto de habilidades, a comunicação e interação é muito melhor. Eles sabem perguntar o que querem, entendem a dificuldade de suas tarefas e o que esperar deles.
  • Mente aberta: Um desenvolvedor que não teme em aprender nada novo é um ativo valioso para os empregadores.
  • Pode abranger outros programadores: O que acontece se um integrante da equipe ficar doente ou tirar férias? Uma equipe com desenvolvedores em T pode continuar os projetos onde este integrante deveria estar.

Como identificar se você pode ter esse perfil?

É hora de ampliar sua base de habilidades. Preparamos algumas soft skills para que você possa ser um profissional T.

Gestão de tempo: Saber elencar prioridades e trabalhar com ferramentas de gestão de tarefas faz total diferença na sua organização de trabalho.

Inteligência emocional: Aprender a administrar os próprios sentimentos ajuda na mediação de conflitos e no fortalecimento da resiliência para a busca ao conhecimento. 

Pensamento Analítico: A chave para melhorar a capacidade de pensamento analítico é manter seu cérebro ativo e continuar a funcionar. Leia livros sobre diferentes tópicos, mas priorize tópicos técnicos relacionados ao seu trabalho. Desenvolva uma estratégia de leitura ativa, questione o que você está lendo e busque informações adicionais sobre o que é tratado.

Não tenha pressa: Ser um profissional em T não é uma tarefa fácil que pode ser alcançada em um fim de semana. Isso leva tempo. Mantenha a mente aberta e expanda seus conhecimentos.

Conclusão

Ser um desenvolvedor em T não é apenas importante porque você carrega mais conhecimento, mas também porque você pode se comunicar melhor com seus colegas de equipe, entender todas as necessidades e saber como elas funcionam, e claro, como você pode ajudar.

Para isso você precisa ir além de suas próprias limitações, aprendendo coisas fora do escopo de sua especialidade. Depois disso, você se tornará parte da sua organização e o mais importante: um desenvolvedor bem-sucedido que entende todas as partes do processo de um projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *