Principais Tags HTML – final

Publicado por Wagner Cardoso em fevereiro 4, 2022

Olá Pessoal.
Hoje vamos finalizar a lista das principais tags HTML, dicas oferecidas pelo Prof. Wagner.

Quer ver as primeiras publicações? Veja em Principais Tags HTML e Principais Tags HTML – parte 2


Essa lista serve como base para iniciantes e estudantes na área de Desenvolvimento Front-End e afins.


Vejam a TAG e sua DESCRIÇÃO

Demarcando Edições

Estes elementos de texto permitiram que partes foram alteradas.

<del>

O Elemento HTML de Texto Excluído representa uma parte do texto que foi excluído HTML (ou elemento de um documento). Este elemento é (não) renderizado pelos navegadores com uma linha entre o texto.

<ins>

O elemento <ins> (ou Texto Inserido em HTML ) representa um intervalo de texto que foi adicionado a um documento.


Conteúdo Tabulado

Estes elementos são usados para criar e manipular dados em tabelas.

<table>

Este elemento permite a criação de tabelas para organização de conteúdo no site ou aplicação.

Formulários

HTML provê de vários elementos que podem ser usados juntos para criar formulários que o usuário pode preencher e mandar para o site ou aplicativo. Há muito mais informação no guia de formulários HTML.

<button>

O elemento HTML <button> representa um botão clicável.

<fieldset>

O elemento <fieldset> é usado para agrupar elementos, assim como rótulos (label), dentro de um formulário web.

<form>

O elemento HTML <form> representa uma seção de um documento que contém controles interativos que permitem ao usuário submedidor de um determinado servidor web.

<input>

O elemento <input> é usado para criar controles interativos para os usuários que podem usar a web para receber dados. A semântica de uma variação consideravelmente faça valor de seu atributo type.

<label>

Um elemento HTML <label> representa uma legenda para um item em uma interface do usuário. Ele pode estar associado com um elemento de controle, sendo usado dentro do elemento label, ou atributo for. Tal controle é chamado ou controle etiquetado do elemento etiqueta. Uma entrada pode ser associada a diversas etiquetas (<label>s).

<legend>

O elemento <legend> (ou Elemento HTML Campo “Legend” ) representa um rótulo para o conteúdo do seu ancestral fieldset.

<option>

Em um Web, o elemento <option> é usado para criar um controle que representa um item dentro de um elemento HTML5 select, optgroupou datalist.

<output>

O elemento de saída <output> é um elemento no qual um site ou aplicativo pode inserir os resultados de um cálculo ou o resultado de uma ação do usuário.

<select>

O elemento <select> representa um controle que apresenta um menu de opções. As opções dentro do menu são servidas pelo elemento option, que podem ser agrupados por elementos . As opções podem ser pré-selecionadas para o usuário. optgroup

<textarea>

O elemento HTML <textarea> representa um controle de edição para uma caixa de texto, útil quando você
permite ao usuário informar um texto extenso em formato livre, como um comentário ou formulário de retorno.

Elementos Interativos

HTML oferece uma seleção na criação de elementos interativos que auxiliam os usuários.

<details>

O elemento<details> é usado como uma ferramenta de onde o usuário irá obter informações adicionais.

<dialog>

O elemento HTML <dialog> representa uma caixa de diálogo ou outro componente interativo, tal como um inspetor ou janela.

<summary>

O elemento HTML <summary> é utilizado como um sumário ou legenda para o conteúdo de um elemento details.


Componentes Web

Componentes Web são uma tecnologia relacionada ao HTML que faz possível, essencialmente, a criação e customização de elementos como se fossem parte normal do HTML. Além disso, você pode criar versões personalizadas de elementos padrão do HTML.

<content>

O elemento <content> — uma parte obsoleta do conjunto de tecnologias Web Components — era usado dentro do Shadow DOM como um ponto de inserção e não deveria ser usado em HTML comum.

<template>

O elemento <template> é um mecanismo para encapsular um conteúdo usando o lado do cliente que não é renderizado quando a página é carregada, mas pode ser colocado posteriormente em tempo de execução JavaScript.

Fonte Original: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTML/Element

Esta é uma publicação de Wagner Cardoso da TecTreinamentos Informática. Na Workover Academy o Prof. Wagner tem 8 cursos publicados! Aí vai uma dica de curso do Prof. Wagner: Programação Web

Sou Profissional na área de Tecnologia e também apaixonado por jogos e cinema. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós – Graduado em Docência para Ensino Superior. Possuo Certificação Microsoft Office Specialist (MOS) e trabalho com soluções computacionais já há mais de 17 anos. Desde 2012 atuo em uma ONG na Cidade de São Paulo – Brasil, onde sou Técnico Especializado e ministro aulas para turmas presenciais na área de Informática. Me dedico ao empreendedorismo digital acreditando na democratização do conhecimento por intermédio da internet. Tenho grande prazer em poder ensinar, transmitir conhecimento e claro, participar do crescimento das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.