Principais Tags HTML

Publicado por Wagner Cardoso em fevereiro 4, 2022

Olá Pessoal.
Neste post vamos listar as principais tags HTML.
Essa lista serve como base para iniciantes e estudantes na área de Desenvolvimento Front-End e afins.


Vejam a TAG e sua DESCRIÇÃO

<html>

O elemento HTML <html> representa a raiz de um HTML, ou seja, todos os outros elementos devem ser escritos após esse elemento.

<head>

O elemento <head> providencia informações gerais sobre o documento, incluindo seu título e links para scripts e folhas de estilos.

<link>

O elemento <link> especifica as relações entre o documento atual e um recurso externo. Possíveis usos para este elemento incluem a definição de uma estrutura relacional para navegação. Este elemento é mais usado para vincular as folhas de estilo.

<meta>

O elemento <meta> define qualquer informação de metadados que não podem ser definidos por outros elementos.

<style>

O elemento <style> contém informações de estilo para um documento ou uma parte do documento. As informações de estilo geralmente estão no arquivo CSS do site.

<title>

O elemento <title> define o título do documento, mostrado na barra de título de um navegador ou na aba da página.

Separação e Organização de Conteúdo

Elementos de separação de conteúdo permitem organizar o conteúdo do documento em partes lógicas.

<article>

O elemento <article> representa uma composição independente em um documento. Este poderia ser o
post de um fórum, um artigo de revista ou jornal, um post de um blog, um comentário enviado por um
usuário e etc. Em resumo é um conteúdo independente.

<aside>

O elemento <aside> representa uma seção de uma página que consiste de conteúdo que é tangencialmente relacionado ao conteúdo do seu entorno. Porém que poderia ser considerado separado do conteúdo. Essas seções são, muitas vezes, representadas como barras laterais.

<footer>

O elemento de rodapé <footer> representa um rodapé. Normalmente um rodapé contém informações sobre o autor da seção de dados, direitos autorais ou links para documentos relacionados.

<header>

O elemento <header> representa um grupo de suporte introdutório ou navegacional. Pode conter alguns elementos de cabeçalho mas também outros elementos como um logo, seções de cabeçalho, formulário de pesquisa, e outros.

<h1> até <h6>

Os elementos <h1>-<6> representam seis níveis de título de seção. <1> é o nível de seção mais alto e <6> é o mais baixo.

<main>

O elemento em seu documento ou aplicação. Entende-se como conteúdo principal relacionado ou diretamente com o tópico central da página com a funcionalidade central da aplicação. O mesmo deve ser único na página, ou seja, dentro da página <main> não devem ser incluídos nas seções da página ou aplicação, tais como todos os mecanismos, elemento de navegação, informações de copyright e campos de busca ( a não ser , é claro, caso a função principal do documento seja fazer algum tipo de busca ).

<nav>

O elemento <nav> representa uma seção de uma página que aponta para outras páginas ou para outras áreas da página, ou seja, uma seção com links de navegação.

<section>

O elemento <section> representa uma seção genérica contida em um documento HTML, geralmente com um título, quando não existir um elemento semântico mais específico para representá-lo.

Quer saber mais? Continue nos acompanhando, tem muito mais nas próximas publicações!

Esta é uma publicação de Wagner Cardoso da TecTreinamentos Informática. Na Workover Academy o Prof. Wagner tem 8 cursos publicados! Aí vai uma dica de curso do Prof. Wagner: Programação Web.

Wagner Cardoso

Sou Profissional na área de Tecnologia e também apaixonado por jogos e cinema. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós – Graduado em Docência para Ensino Superior. Possuo Certificação Microsoft Office Specialist (MOS) e trabalho com soluções computacionais já há mais de 17 anos. Desde 2012 atuo em uma ONG na Cidade de São Paulo – Brasil, onde sou Técnico Especializado e ministro aulas para turmas presenciais na área de Informática. Me dedico ao empreendedorismo digital acreditando na democratização do conhecimento por intermédio da internet. Tenho grande prazer em poder ensinar, transmitir conhecimento e claro, participar do crescimento das pessoas.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.