Você já ouviu falar do livro “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg?

Pois neste livro o autor afirma que nossos hábitos normalmente se dividem em 3 partes: a deixa (ou gatilho), a rotina e a recompensa. O gatilho é o que dispara em nós uma ação. Aí vem a rotina de nossas ações, aquilo que sempre fazemos a partir deste gatilho e finalmente a recompensa como um prêmio por aquilo que realizamos.

E então, como inserir novos hábitos ou mudar hábitos indesejados? Criando uma forte conexão entre a deixa (gatilho) e a recompensa.

Para dar um exemplo, sempre que nos dedicarmos a algumas horas de estudo, podemos nos presentear assistindo um episódio do seriado preferido ou uma rápida partida de game. Outro exemplo, se fizermos nosso treino diário na academia, podemos então comer um lanche no final de semana. Isto vai motivando ao estudo, ao exercício físico, ou tantas outras coisas que desejamos mudar em nosso dia a dia, pois estamos com o olhar na recompensa futura.

Com um tempo de prática, isto nos leva ao hábito, então ficará fácil trocar o seriado ou game por um livro ou o lanche por uma comida mais saudável. Ficou interessado neste assunto? Então fica aqui o convite para a leitura deste livro.

Escrevendo este texto, parei para me observar. Todos os dias tenho o hábito de ler por uns 30 minutos antes de me deitar, e sinto um grande prazer nesta leitura, claro que associada a um livro que me encante. O interessante é que me habituei a relacionar esta ação a um sentimento de que todas as tarefas do dia tinham sido realizadas. Isso me traz satisfação ainda maior.

4 thoughts on “Você já ouviu falar do livro “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg?”

  1. Já li esse livro e é exatamente isso, a conclusão é : Precisamos nos recompensar a cada tentativa de eliminar hábitos ruins e trocar por hábitos bons para conseguirmos evoluir.

    1. É sempre um desafio vencer hábitos que desejamos mudar, o importante é saber que existem caminhos. Tabata, muito obrigada por sua contribuição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.