Mulheres acreditem: transição de carreira para TI é possível!

Celebrando o Dia da Mulher, estamos trazendo neste mês algumas histórias de luta e sucesso, esperando que tais narrativas sirvam de motivação a tantas outras mulheres que estão tentando encontrar o seu lugar. Também temos um presente pra você: o eBook Mulher: acredite em si mesma e encare os desafios! com dicas valiosas.

E nesta primeira edição de Março, vamos começar entrevistando uma das alunas da Workover. Ela começou sua caminhada em tecnologia dando os primeiros passos conosco. Presença marcante porque estava sempre questionando, argumentado e pedindo ajuda.

Mas chega de suspense e vamos conhecer a experiência da Mônica que fez sua transição de carreira em 2021 e como ela mesma afirmou, até então nunca tinha escrito uma única linha de código.

Perguntamos à Mônica como foi e tem sido esta experiência em fazer transição de carreira: “não é fácil, especialmente aos 40, e quando penso no tempo ‘perdido’. Porém, observo que minha experiência ampla e diversificada ajuda muito no trato com as pessoas. É uma bagagem que levo comigo e que nos falta quando mais jovens.”

Ao perguntar se sentiu-se acolhida, a despeito da idade e falta de experiência, sua resposta foi certeira: “fui muito bem recebida. A mentalidade dos profissionais de TI é muito aberta, à frente de outros seguimentos. Na empresa onde trabalho tem programas de apoio à mulher, negro, PCD, LGBTQIA+”.

Falando um pouco dos desafios para se dividir entre trabalho, estudos e família, a Mônica completou: “sempre fui estudiosa e autodidata, consigo me impor uma rotina mais dura de estudos. Mas a rotina em casa mudou muito e fomos nos adaptando. Trabalhamos com cronogramas, agendas e quadros de avisos em casa. Assim conseguimos nos dedicar à carreira sem se descuidar de nós mesmos, encaixamos a rotina de trabalho, estudos e ainda passamos tempo de qualidade juntos com tempo para passeios, atividade física e Netflix em família.”

Mônica Matos

Tenho 40 anos, nasci e cresci em São Bernardo do Campo na grande São Paulo no seio de uma família que estava abaixo da linha da pobreza. Sou mãe de uma linda menina de 5 anos e esposa de um assistente social apaixonado pela profissão e pela família. Sempre fui atraída pelas exatas, mas acabei trabalhando no que aparecia para sobreviver, até que em 2021 todas as condições se alinharam para eu finalmente me dedicar à uma carreira em TI.

One thought on “Mulheres acreditem: transição de carreira para TI é possível!”

  1. Conheci a Monica em 2021 e posso afirmar que ela é uma pessoa determinada e estudiosa, com certeza irá longe.
    Parabéns, Monica.
    Sucesso sempre!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.