No trabalho, descobrir o que fascina é um ótimo caminho para a transição!

Nesse mês queremos dedicar nossa atenção e homenagem às mulheres, nossa maneira de reconhecer o quanto elas estão se esforçando para encontrar seu espaço em TI, uma área marcada pela presença masculina.

Então trazemos agora mais uma experiência de sucesso, depois dos percalços tentando se ajustar em outra área. A história aqui é da Mariele, jovem de 28 anos que sempre se identificou com exatas. Teve uma breve experiência em programação no ensino médio criando seu primeiro código em HTML, mas embora identificou como fascinante, entendeu que essa área não era pra ela. Talvez porque há 10 anos atrás existisse tão poucas mulheres seguindo essa carreira.

Mariele enfim seguiu o caminho da engenharia civil e trabalhou na área, porém com o sentimento de não ter se encontrado. Decidiu estudar Python  por conta própria e se encantou. Após 11 anos do seu  primeiro contato com programação resolveu fazer a transição de carreira. Foi um momento difícil porque pediu demissão para dedicar-se à nova carreira, o que resultou em voltar a depender dos pais. Felizmente teve uma boa rede de apoio. Aliás, esta é uma questão importante na transição de carreira. Deve ser planejada e a família envolvida, para não faltar o suporte necessário até que a situação se estabilize.

Na época surgiram vários processos seletivos para inclusão de mulheres na tecnologia e a Mariele se inscrevia em todos e somente após muitas tentativas e muitas respostas negativas, finalmente a primeira oportunidade apareceu. Ela conta: “Foi incrível ser contratada por uma empresa que levanta essa bandeira e que me propiciou mudar de vida. Claro que sempre surgem muitas inseguranças e dúvidas, mas busco contornar com muito estudo, apoio da minha família e amigos, e algo que me inspira muito que é olhar para mulheres que também trabalham com TI e que são os meus maiores exemplos.” Mariele ainda acrescenta: “Me senti muito acolhida, pra mim a coisa mais incrível da TI é que tem muita gente disposta a te ajudar, te ensinar. O sentimento de time é muito forte, dá pra ver que a maioria realmente quer te ver evoluindo na carreira.  Minha rotina é puxada para conciliar trabalho, estudo e tarefas de casa. O trabalho é difícil, passamos a maior parte do tempo pensando, analisando e testando. É muito comum terminar o dia com a mente exausta. Como trabalho home office, às vezes consigo fazer alguma tarefa da casa na hora do almoço, porém atividades mais pesadas, só no final de semana mesmo. Durante o dia o foco é total no trabalho, por isso tenho o costume de estudar pela manhã, antes de iniciar minha jornada, já que é muito importante continuar sempre estudando, evoluindo.”

Mariele de Carvalho dos Santos

Tenho 28 anos, nasci em Ijuí/RS e moro em Curitiba/PR. Tenho formação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina e estou iniciando pós-graduação em Desenvolvimento Fullstack na PUCRS. Sou solteira, sem filhos. Sou apaixonada por exatas, adoro andar de bicicleta e viajar. Comecei a trabalhar com tecnologia em 2021, trabalhei por 8 meses com Cloud e estou há 9 meses trabalhando como Desenvolvedora Java.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.