Afinal, como fortaleço minha atenção?

O foco e a atenção são instrumentos essenciais para que a dinâmica do aprendizado aconteça de forma ideal.

A atenção, como uma lanterna, necessita estar apontada e direcionada para o objeto que pretende-se iluminar. Se essa lanterna possui uma área muito grande de cobertura, sua luz será menos concentrada e consequentemente menos potente. E daí surge a importância do foco, da capacidade inata a todos os seres humanos, de conseguir diminuir a amplitude dessa luz, de forma que ela se torne mais concentrada e que ilumine apenas o objeto de interesse de estudo.

Porém, nessa sociedade regida por apps de gratificação instantânea, se torna uma verdadeira batalha, repousar a atenção em um só objeto de forma voluntária e autônoma. E por causa disso, aqui vão duas grandes dicas que podem ajudar você a ter maior controle sobre essa sua lanterna mental:

1 – Meditação:

A meditação, nesse caso, funciona como uma academia para esse nosso músculo atencional, pois ela exigirá que a atenção se mantenha fixa em apenas um ponto: o presente. Porém, isso é uma tarefa surpreendentemente difícil, uma atenção não treinada dificilmente conseguirá atingir essa meta logo de primeira. E aqui se dá sua utilidade, ao tentar se manter no presente, mesmo com a insistência da mente de tentar fugir do agora, o nosso músculo atencional vai se tornando cada vez mais forte, permitindo assim, futuramente, uma sessão de estudos sem tantas distrações mentais.

2 – Compreender a intenção pela qual a atividade está sendo realizada:

Antes de realizar qualquer atividade que você julgar importante e que necessita de muito foco, é interessante buscar dentro de si os motivos pelos quais tornam o cumprimento da atividade tão importante. Então, antes de uma sessão de estudos para o vestibular, por exemplo, eu vou buscar dentro de mim os motivos pelo qual minha aprovação em uma faculdade se torna tão necessária e imprescindível. E após isso, é só se imbuir da consequente motivação que esse simples exercício trará.

Espero que essas dicas tenham ajudado a entender melhor como se dá a dinâmica da atenção e do foco, e como efetivamente trabalhá-los!

Especial agradecimento:

  • Gabriel Francischetti Lira Dantas pela produção desta matéria.
  • Luci Izabel de Lira e Silva responsável pela seleção e organização da playlist do curso Foco e Atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.