Imagem de capa do curso

Um bom curso online tem como premissa principal o seu próprio conteúdo. Porém o formato de apresentação também é muito importante. Aquele primeiro vídeo de apresentação pode significar o sucesso ou o fracasso na conquista do aluno. Já falei desse vídeo em outro post meu, mas gostaria de lembrá-los que antes de acessar o seu vídeo de apresentação, o seu futuro/provável aluno, tem contato primeiro com o nome e capa do seu curso. E é nesse momento que ele decide se vai ou não ter contato com seu vídeo.

A imagem de capa do seu curso é o cartão de visita. É comum o produtor de curso, que não é designer, criar capas que prejudicam a apresentação do curso. Capas ruins podem pecar tanto pelo excesso de elementos visuais, quanto pela ausência deles.

A solução muitas vezes nessa hora é pedir ajuda para o amigo designer. Mas mesmo esses, podem cometer pequenos equívocos na criação de imagem de capa apropriada. Isso porque, uma imagem de capa não pode ser apenas bonita, ela precisa atender algumas orientações, uma vez que essa capa será visualizada em meio a tantas outras.

Pensando nisso, a Workover Academy definiu algumas regras para a criação de capas. Foi criado um padrão na apresentação dos cursos, que podem ser acessados aqui no guia o produtor. Seguindo esse padrão, o produtor do curso aumenta consideravelmente suas chances de aprovação desse item e por consequência agiliza o processo de liberação do curso na plataforma.


1. Imagem limpa e sem textos.

A recomendação principal é criar imagens sem informação escrita (sem texto). A utilização de logomarcas sobre a imagem pode ser avaliada, desde que não cubra mais de 20% da imagem.

Essa diretiva é importante porque ao navegar pela seção de cursos, quando a gente tem capas com textos em suas imagens, causa muita poluição visual para o usuário. Isso confunde o cérebro que, ao mesmo tempo, está processando cada palavra escrita em um universo de dezenas de capas.

Por isso, colocar o nome do curso na capa, nem pensar hein! Vale lembrar que o nome do curso já vai aparecer num padrão de texto único dentro da plataforma. Portanto fica irrelevante repetir esse tipo de informação na capa do curso.

Veja exemplos :


2. Logotipos são aceitos, mas com atenção a certos cuidados.

Usar logotipos pode ser um recurso interessante. Apesar dos logotipos, muitas vezes, representar uma espécie de texto, ele não poluem a informação da imagem do mesmo jeito que um texto o faria. Além do que, muitas logomarcas já estão “gravadas” na memória das pessoas e isso por si só, já exige um esforço menor do cérebro ao consumir aquela informação, fazendo com que a leitura da página seja mais agradável.

Vale a pena ressaltar a importância de ter um cuidado com a aplicação da logomarca, observar se a cor da marca e o fundo não estão se confundindo. Um jeito de não errar nesse sentido é: Logo claro, fundo escuro. Logo escuro, fundo claro.


3. Fundo branco, não funciona bem.

Como a capa do seu curso é exibida na plataforma em um layout branco, se a sua capa também for com fundo branco, provavelmente a capa do seu curso vai passar desapercebido. Dá a impressão de que aquele conteúdo está “perdido” no contexto geral, como se tivesse faltando alguma coisa naquele ponto, causando inclusive uma falsa sensação de erro na página. Dessa forma, é sempre melhor que a capa do seu curso tenha fundo com alguma cor diferente da branca. Pode até ser um cinza bem claro, caso você faça questão de um fundo bem claro.

Reparem que o penúltimo curso (Expresso) parece um tanto “perdido” no contexto geral.

De um modo geral, uma boa capa é atrativa o suficiente para mostrar profissionalismo, mas não precisa ser rebuscada de informações. Lembre-se que a capa não é o curso em si. Ela serve para dar um charme ao seu conteúdo.

Procure sair do lugar comum, tanto na hora de criar a capa do seu curso, quanto o próprio nome. Por exemplo, um curso de PHP4, não precisa necessariamente ter o logotipo do PHP e nem chamar apenas PHP4. Até porque o seu curso não vai ser o único dentro da categoria. Se é um curso iniciante, ao invés de cair no lugar comum de: PHP4 para iniciantes, e ter um fundo neutro com a logo do PHP4, você poderia dar o nome de: “Descomplicando o PHP4”. E para a capa poderia ser um programador, trabalhando feliz (sorrisos sempre criam empatia com as pessoas) em seu computador.

Lembre-se que na descrição do curso você pode incluir mais informações sobre para quem é o curso ou os detalhes do conteúdo. Mas o nome e a capa devem ser elementos para capturar a atenção das pessoas, enquanto elas fazem a busca por um novo aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *